Bitcoin como uma porcentagem do mercado de criptografia

Gráfico: O universo das moedas continua se expandindo

O ano recorde do Bitcoin é apenas uma parte da grande história

O Bitcoin é a criptomoeda original e sua ascensão meteórica o tornou um pilar da conversa para investidores, mídia e tecnólogos.

De fato, a inovação do blockchain está mudando mercados inteiros, causando ondulações nos bancos centrais e no setor financeiro. No momento da publicação, o preço do bitcoin agora gira em torno de US $ 2.400, um aumento maciço a partir deste período do ano passado.

Mas o verdadeiro impacto do Bitcoin é realmente muito mais abrangente do que isso – na verdade, ajudou a criar novos mercados para mais de 800 outras criptomoedas e ativos disponíveis para negociação on-line. E enquanto o mercado de bitcoins vale US $ 40 bilhões em si, o restante dessas criptomoedas realmente vale ainda mais em combinação.

O Universo Altcoin

Pela primeira vez desde que o Bitcoin foi fundado, agora compõe a minoria de todo o mercado de criptomoedas em cerca de 41,6% de todas as moedas e ativos.

Bitcoin como uma porcentagem do mercado de criptografia

Então, quais são as outras altcoins que compõem o resto deste universo e de onde elas vieram?

Litecoin
O Litecoin é um dos primeiros altcoins, e é quase idêntico ao Bitcoin depois de ser ‘bifurcado’ em 2011. O Litecoin pretende processar blocos 4x mais rápido que o Bitcoin para acelerar o tempo de confirmação da transação, embora isso também crie vários outros desafios. No momento da redação deste artigo, a capitalização de mercado do Litecoin vale US $ 2,1 bilhões.

Ethereum
O Ethereum, lançado em 2015, é a maior moeda em capitalização de mercado, além do Bitcoin. No entanto, também é bem diferente. Embora o Bitcoin seja projetado para ser um protocolo de pagamentos primeiro, o Ethereum permite que os desenvolvedores criem e implantem aplicativos descentralizados, além de permitir contratos inteligentes. Os tokens usados para alimentar a rede são chamados Ether, mas também podem ser negociados online. Até o momento, a capitalização de mercado da Ethereum é de US $ 25,7 bilhões.

Também interessante: a rede Ethereum se dividiu em duas em 2016. É uma situação complicada, mas leia aqui . Agora existe um Ethereum separado, baseado no blockchain original do Ethereum, negociado como ‘Ethereum Classic’, com capitalização de mercado própria de US $ 1,8 bilhão.

Ondulação
O Ripple (XRP) é a moeda nativa do Ripple Protocol – um exemplo mais amplo para uma troca global de código aberto. Já está sendo usado por bancos como Santander, Bank of America Merrill Lynch, UBS e RBC. Ele resolve um problema diferente do Bitcoin, permitindo a liquidação de pagamentos entre diferentes moedas e até diferentes sistemas de pagamento. Hoje, a moeda nativa da Ripple (XRP) tem um valor de mercado de US $ 10,5 bilhões.

Saber mais

Com mais de 800 altcoins ou ativos por aí, há muita informação para absorver.

Aqui está um breve curso de 20 minutos sobre a história das altcoins que podem fornecer um contexto útil, bem como explicações detalhadas do Ethereum e Ripple que podem ajudá-lo a aprender sobre as partes importantes de um universo altcoin em rápido crescimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *