Os efeitos do muro na fronteira de Trump são principalmente voltados para a imigração ilegal, mas também tem o potencial de prejudicar ecossistemas e turismo no já empobrecido Vale do Rio Grande, no Texas.

Uma dessas vítimas provavelmente será o Centro Nacional de Borboletas, localizado em Mission, disse à PEOPLE o presidente da Associação Norte-Americana de Borboletas, Dr. Jeffrey Glassberg.

Mais de 240 espécies diferentes de borboletas – incluindo o monarca ameaçado e o capitão-gigante ameaçado da manfreda – chamam o santuário de lar, o que o torna o mais diversificado do país, segundo Glassberg. Os conservacionistas do National Butterfly Center conquistaram o título ao povoar deliberadamente a instalação de 100 acres com uma variedade de plantas nas quais se alimentam raças específicas de lagartas.

 


National Butterfly Center
Nature Butterfly Center

‘Em um bom dia, você pode ver uma nuvem de 200.000 borboletas, e é isso que o muro da fronteira está ameaçando destruir’, diz Glassberg.

A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da PEOPLE.

O impacto preciso do muro, cuja construção está prevista para começar no sul do Texas em fevereiro, não é conhecido por quem opera a instalação, mas com base nas reuniões que Glassberg teve com autoridades federais, sua principal preocupação permanece. ‘Sabemos que está sendo ruim, mas não sabemos exatamente o quão ruim’, especula ele.


National Butterfly Center
Nature Butterfly Center

 

Glassberg já recebeu confirmação de que a construção destruirá pelo menos uma faixa de 90 metros ao sul do muro, erradicando “um enorme crescimento de árvores e vegetação em nossa propriedade… Também ouvimos entonações de que eles decidirão limpar tudo ao sul do muro , ”Que destruiria até 70% do centro, acrescenta ele.

Sem o centro, cerca de 6.000 crianças em idade escolar que visitam a cada ano não seriam capazes de aprender sobre o ecossistema local em primeira mão, diz Glassberg, e a área – composta por quatro dos municípios mais pobres dos EUA – perderia milhões de turismo dólares.


National Butterfly Center
Nature Butterfly Center

Além disso, Glassberg enfatiza que as borboletas têm um tremendo impacto no meio ambiente. ‘Se as borboletas estão morrendo, isso não é um bom sinal’, diz ele.

Construir um muro na fronteira que separa os EUA do México foi uma das promessas da campanha central do presidente Donald Trump e, na terça-feira, ele brigou com as líderes democratas Rep. Nancy Pelosi e Sen. Chuck Schumer sobre sua construção, dizendo que ficaria “orgulhoso de encerrar o governo ”para financiá-lo, informou a Vox.com .

  ‘Se não conseguirmos o que queremos de uma maneira ou de outra … vou desligar o governo’, disse Trump, segundo a agência. “As pessoas deste país não querem que criminosos e pessoas com muitos problemas – e drogas – entrem em nosso país. Eu vou pegar o manto.


National Butterfly Center
Nature Butterfly Center

Trump está exigindo US $ 5 bilhões pelo muro, enquanto os democratas estão oferecendo US $ 1,3 bilhão em segurança nas fronteiras em geral, informou Vox.com. Se o plano proposto não for acordado até 21 de dezembro – a data de vencimento do financiamento governamental de algumas agências – é possível um desligamento parcial, segundo o Washington Post .

Falando a repórteres fora do Salão Oval, Schumer disse sobre o presidente: ‘Este desligamento de Trump, essa birra que ele parece provocar, não lhe dará seu muro e machucará muitas pessoas’.


National Butterfly Center
Nature Butterfly Center

Antes da reunião, Trump abordou a questão do financiamento em uma série de tweets, alegando que ‘fronteiras abertas’ trazem ‘crimes e doenças em larga escala’.

Ele acrescentou que estava ansioso pelo encontro com Schumer e Pelosi.


National Butterfly Center
Nature Butterfly Center

De acordo com o Vox.com , Trump já assinou várias leis de gastos relacionadas ao muro, mas ainda há sete para serem votadas. Como não houve acordo na terça-feira, não está claro se o Departamento de Segurança Interna, que supervisionaria a construção, receberá o dinheiro necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *